homeopatiarural@gmail.com 

Whatsapp: (14) 9.9629-7183

Jaú - São Paulo - Brasil

Homeopatia

A Homeopatia é uma terapêutica que foi desenvolvida em 1810 pelo médico, químico, botânico e mineralogista alemão Samuel Hahnemann. Ele tinha como objetivo restaurar a saúde dos seres vivos causando o mínimo de desconforto possível, para Hahnemann o bem estar do paciente era muito importante.

 

“A mais alta e única missão do médico é restabelecer a saúde nos doentes, que é o que se chama de curar.”

Samuel Hahnemann

 

Ao analisar como a saúde e a doença ocorriam nos organismos vivos ele foi ao longo de anos de estudo e prática desenvolvendo toda a teoria que envolve a Homeopatia.

O adoecimento é um processo de desequilíbrio, que enfraquece o organismo e possibilita o surgimento das doenças. Primeiro ocorre o desequilibro e em seguida surgem os sintomas que observamos nas plantas e animais.

É interessante comentar que os livros de agronomia explicam que a doença é inicialmente um desequilíbrio nas funções fisiológicas da planta que leva ao surgimento de insetos e doenças, conceito muito semelhante aos da homeopatia.

A Homeopatia na Agricultura

O primeiro relato do uso da homeopatia na agricultura é de 1846 no livro "Patogenesia Brasileira" de Benoit Mure, médico francês responsável por introduzir a homeopatia no Brasil. Nesse livro ele descreve o desenvolvimento de um medicamento homeopático para utilizar nas lavouras de batata e prevenir das doenças que na época assolavam as lavouras diminuindo a produtividade.

Com o tempo foram surgindo outros pesquisadores dedicados ao tema em todo mundo, principalmente na Índia e Europa. O objetivo naquele tempo é o mesmo de hoje, prevenir e controlar doenças e insetos, estimular a fisiologia das plantas, proporcionando boas safras com redução de químicos.

Após o trabalho de Mure, o uso da homeopatia na agricultura aqui no Brasil foi retomado pelo Prof. Vicente Casali da Universidade Federal de Viçosa MG na década de 90. Os primeiros trabalhos foram dedicados a conhecer as alterações que as homeopatias provocavam nas plantas. Depois começaram os estudos sobre a aplicação agronômica desta técnica nas lavouras.

Com o avanço das pesquisas os trabalhos com a homeopatia crescem rapidamente, tanto no meio científico como na prática de campo. Hoje diversas instituições de pesquisa e ensino tem profissionais que pesquisam o tema.

 

A homeopatia é uma tecnologia sustentável, seu uso na agricultura orgânica é permitido pelo MAPA conforme IN17 de 18/6/14, sem restrição de uso.

No campo nossa empresa se dedica a interpretar os fenômenos da terapia homeopática dentro da visão agronômica das plantas. Com isso, conseguimos levar ao técnico e ao agricultor a homeopatia de forma aplicada e com bons resultados na produção de grande escala.