top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Nabuco

ASPECTOS AGRONÔMICOS DESENVOLVIMENTO DA HOMEOPATIA NA VITICULTURA

A terapia homeopática adotada tem o foco na saúde da planta por isso focamos conhecer em cada situação o conjunto de estresses ambientais que desfavorecem o bom desenvolvimento das parreiras e quais funções vitais que são afetadas por pragas e doenças. Das alterações na dinâmica natural das plantas acometidas por míldio está a desfolha mais precoce no outono, interferindo na maturação das gemas, no acúmulo de reservas, resultando numa brotação com menor vitalidade com ramos menores, coloração pálida, crescimento lento, desuniformidade e dificuldade de nova brotação.


Iniciamos um novo ciclo do tratamento homeopático após a poda em diversas variedades de Vitis vinifera, as plantas rapidamente melhoram o vigor, apresentaram uma brotação mais verde, com crescimento mais rápido e uniforme, produziram ramos maiores que favorecem a poda no ano seguinte, e como demostrado no vídeo as plantas estão com o verde mais intenso e por um período de tempo prolongado, demorando mais para entrar em dormência. Este resultado tem sido particularmente importante em vinhedos antigos acometidos por fusariose, onde a recuperação do vigor das parreiras é significativo com o uso continuado por três anos. As dificuldades são muitas no estabelecimento de uma terapia homeopática suficiente para auxiliar os produtores na condução de seus parreirais sem fungicidas as quais destaco grande umidade na serra gaúcha, falta de luminosidade devido ao clima nublado, excesso de cobre no solo em parreirais antigos devido a uso de cúpricos. Durante os meses de março e abril de 2020 realizamos um trabalho com a Homeo 28 em quatro vinhedos diferentes,estas experiências se mostraram positivas no controle do míldio que regrediram diminuindo a atividade após o tratamento, este teste ainda está em andamento e será repetido na safra 20/21 em cerca de dez propriedades gaúchas e catarinenses. Esta mesma homeopatia foi utilizada com sucesso em videiras infestadas com míldio no interior de Sp que também estavam sob condição de chuva e nebulosidade.


A repetição do fenômeno sob diferentes condições nutricionais e de estresse geram uma experiência que permite o parâmetro agronômico de uso para inserção segura no manejo integrado de pragas e doenças de forma que se consiga uma grande redução do uso de químicos na produção.

47 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page